Noticias
Morre aos 98 anos Dom Gilberto Pereira Lopes o Arcebispo Emérito de Campinas
A Arquidiocese de Campinas comunicou, na noite desta segunda-feira (22), o falecimento de Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Emérito, que enfrentava problemas de saúde.
Em nota oficial, a instituição destacou a trajetória religiosa do arcebispo:
“Pastor zeloso, homem de diálogo e servo do Evangelho, Dom Gilberto dedicou quase um século de vida e mais de cinco décadas de episcopado ao anúncio de Cristo e à edificação da Igreja. Elevamos nossas preces ao Senhor Jesus, Bom Pastor, para que o acolha em sua infinita misericórdia e lhe conceda o descanso eterno.”
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Trajetória de Dom Gilberto
Nascido em 14 de fevereiro de 1927, em Santaluz (BA), Dom Gilberto foi nomeado Arcebispo Coadjutor pelo Papa Paulo VI em 24 de dezembro de 1975, com direito à sucessão de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira. Sua posse ocorreu em 7 de março de 1976, na Catedral Metropolitana de Campinas, em celebração solene.
Em abril de 1978, durante a Assembleia Extraordinária dos Bispos do Brasil, ele foi eleito, ao lado de Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Luciano Mendes de Almeida, como delegado do Brasil na 3ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em Puebla, no México.
Com a renúncia de Dom Antônio Maria Alves, em 26 de janeiro de 1980, Dom Gilberto recebeu, por meio da Nunciatura Apostólica, decreto assinado por Dom Sebastião Baggio e Dom Lucas Moreira Neves, sendo então nomeado pelo Papa João Paulo II como Administrador Apostólico “Sede Plena” da Arquidiocese de Campinas. Sua posse ocorreu em 7 de março de 1980, exatamente três anos após ter assumido como Coadjutor.
Dois anos depois, em 10 de fevereiro de 1982, foi promovido oficialmente a Arcebispo de Campinas. No Vaticano, recebeu o Pálio em 24 de maio do mesmo ano, representado por procurador no Consistório.
Renúncia e legado
Ao completar 75 anos, Dom Gilberto apresentou sua carta de renúncia ao Papa João Paulo II, que a aceitou em 2 de junho de 2004. Na ocasião, Dom Bruno Gamberini foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Campinas e, em sua posse, concedeu a Dom Gilberto as faculdades de Vigário Geral da Arquidiocese.
Desde então, Dom Gilberto Pereira Lopes passou a ser reconhecido como Arcebispo Emérito de Campinas, título que manteve até o seu falecimento.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Minuto da Fama no Instagram.
** A opinião expressa neste texto não é necessariamente a mesma deste site de notícias.
© 2023 OBuxixo | A reprodução deste conteúdo é estritamente proibida sem autorização prévia.
-
Televisão & Novela6 meses atrásRodrigo Faro surpreende na Dança dos Famosos ao revelar uso de enchimento na cueca
-
Carnaval6 meses atrásFabi Frota é a nova Musa da Escola de Samba Colorado do Brás para o Carnaval 2026
-
Entretenimento4 meses atrásZé Felipe e Ana Castela aparecem de mãos dadas em viagem ao Pantanal
-
Carnaval6 meses atrásJojo Todynho brinda os 40 anos de Douglas Pereira em dia de festa no Rio
-
Shows e Festivais2 meses atrásElis Justi se apresenta no Villa Country em celebração aos 28 anos da Rádio Nativa
-
Musica e Youtube4 semanas atrásAo lado de Ana Castela, CountryBeat começa 2026 entre as músicas mais ouvidas do Brasil
-
Musica e Youtube2 meses atrásResenha das Braba: Música, futebol feminino e solidariedade marcam gravação da segunda edição do projeto de Day e Lara
-
Kids & Teens5 meses atrásJoão Vitor faz estreia na telinha em minissérie inédita do SBT

