Noticias
Grupo de Mídia da China apresenta filmes e programas de TV no RioMarket

Cerimônia de Lançamento dos Programas de Cinema e Televisão de Alta Qualidade do CMG no Brasil e Conferência de Promoção dos Filmes de Alta Qualidade do CMG é realizada neste sábado (4)
Enquanto a China desfruta de uma atmosfera de celebração durante o feriado do Dia Nacional, o Brasil, distante no hemisfério sul, também promove uma espetacular festa cultural. O Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro oferece este ano ao público brasileiro uma visão privilegiada da cultura e do desenvolvimento da China.
Nesta sexta-feira (3), o RioMarket, que faz parte da programação do festival, foi palco da Cerimônia de Lançamento dos Programas de Cinema e Televisão de Alta Qualidade do CMG no Brasil e da Conferência de Promoção dos Filmes de Alta Qualidade do CMG.
Presente no evento, a cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, afirmou em seu discurso de abertura que o audiovisual é uma importante “janela” para o intercâmbio cultural e, mais do que isso, uma sólida “ponte” para a aproximação entre os povos.
“A atividade de hoje é uma prática concreta da iniciativa de exibição The Bond, prevista no Projeto de Aproximação entre os Povos da construção conjunta da Comunidade de Futuro Compartilhado China–América Latina. Desde 2021, mais de 40 obras audiovisuais chinesas de destaque foram exibidas no Brasil. Com sua linguagem artística, tornaram-se um elo de forte apelo e empatia que conecta os sentimentos dos dois povos e promove a compreensão mútua”, destacou Tian Min.
Este ano, 11 produções chinesas serão exibidas no evento com legendas em português, mostrando o desenvolvimento do país asiático, sua cultura, artes e o cotidiano das pessoas. Entre elas, destacam-se A Afinidade Cultural de Xi Jinping, O Caminho Chinês para a Modernização, Paisagens, Belas Artes na China II, A Música das Pinturas: Instrumentos Musicais de Dunhuang e Três Refeições, Quatro Estações, que serão lançadas em plataformas de mídia tradicionais, como o Box Media Group do Brasil.
“Essas produções buscam levar as histórias da China ao público brasileiro de forma mais vívida e próxima, aprofundando a convergência cultural e os vínculos afetivos entre os dois países”, exaltou Zhu Boying, chefe do Bureau para a América Latina do Grupo de Mídia da China (CMG).
“China e Brasil unem esforços para construir uma comunidade de futuro compartilhado e inaugurar os próximos ‘50 anos de ouro’. Para fortalecer a aproximação entre os povos, o CMG vem impulsionando ativamente a cooperação audiovisual com o Brasil”, salientou.
“Olhando adiante, estamos preparando o Ano da Cultura China–Brasil 2026, que será um marco cultural sem precedentes. O Consulado-Geral continuará a exercer seu papel de ponte, promovendo o intercâmbio e o mútuo aprendizado de mais obras artísticas, a fim de aportar vigorosa força cultural à construção da Comunidade de Futuro Compartilhado China–Brasil”, completou a cônsul Tian Min.
Dois recentes filmes da CCTV, O Planeta Azul Fora da Janela e Sua Voz, também foram exibidos na abertura do evento. Seus enredos cativantes e perspectivas únicas conquistaram o coração do público brasileiro.
O RioMarket tem como foco prioritário discutir caminhos para a indústria do audiovisual como política de Estado. A programação é voltada para a interconexão com os diversos segmentos do setor, reunindo autoridades e representantes da área em debates, seminários e workshops destinados à formação de novos modelos e à atualização dos já existentes.
A diretora do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro e do RioMarket, Walkiria Barros, garantiu que os planos futuros envolvendo a China são promissores:
“Apesar de sermos países distantes, acredito que hoje o Brasil e a China têm muita identificação. Fui jurada do Emmy por muitos anos e vi o quanto as novelas chinesas têm semelhanças com o formato que fazemos aqui no Brasil há tanto tempo. Isso é a prova real de que não podemos mais esperar: precisamos nos aproximar cada vez mais, para que nossos povos se conheçam”, afirmou.
O diretor-geral da Rede Bandeirantes no Rio de Janeiro, André Marini, elogiou a parceria entre o CMG e a Band, bem como o espaço aberto no festival:
“Iniciativas como essa não apenas fortalecem a amizade entre Brasil e China, mas também servem como referência para a cooperação entre a América Latina e a Ásia. Essa troca é essencial, pois traz conteúdo chinês para o público brasileiro e amplia os horizontes culturais. Ao mesmo tempo, oferece à China a oportunidade de conhecer mais sobre a riqueza artística e humana do Brasil”, elogiou Marini.
Cláudia Dreyer, head de aquisições e parcerias internacionais do Box Brazil Media Group, falou sobre a aproximação entre produtores dos dois países por meio dos conteúdos audiovisuais:
“Essas produções chinesas magníficas alavancaram não só nossa audiência, mas também aproximaram o público brasileiro da China. Especialmente o público jovem entende e busca cada vez mais se relacionar com a cultura chinesa, e o audiovisual nos proporciona isso”, afirmou Dreyer.
Prestigiando o evento, o coordenador-geral de Assuntos Internacionais do Ministério da Cultura do Brasil, Vinícius Rosa, ressaltou que 2026 será um ano muito importante para as relações culturais com a China:
“O Ministério da Cultura está se preparando para realizar o Ano da Cultura Brasil–China 2026, com atrações que vão impulsionar a cultura brasileira na China e também aproximar os chineses do Brasil. Esperamos ter uma atuação forte no setor audiovisual, que para nós é um dos principais pilares da parceria entre Brasil e China”, concluiu Rosa.
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site OBuxixo sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Buxixo no Instagram.

- Geral2 semanas atrás
Família divulga horário e local do velório de JP Mantovani
- Televisão & Novela6 dias atrás
Luto! Morre apresentador conhecido como Amigão aos 63 anos
- Televisão & Novela2 semanas atrás
Patrícia honra legado de Silvio Santos e público responde com aplausos
- Famosos4 dias atrás
Ciumeira no ar? Ana Castela e Virgínia dividem holofotes no SBT
- Entretenimento2 semanas atrás
JP Mantovani, ex-A Fazenda, morre aos 46 anos em acidente de moto na Marginal Pinheiros, Sao Paulo
- Famosos2 semanas atrás
Otaviano Costa e Priscila Meireles deixam fãs na expectativa de dueto após cantarem “Shallow” nos bastidores do programa
- Televisão & Novela2 semanas atrás
The Voice Brasil 2025 tem data de estreia confirmada: 06 de outubro no Disney+ e no SBT
- Televisão & Novela1 semana atrás
Luciano Huck entra na roda da fofoca e agita o “Dança dos Famosos”