Entretenimento
Cauã Reymond abraça causa e se une na luta contra o estigma do HIV

O ator Cauã Reymond emocionou o público ao revelar recentemente, durante participação no programa Altas Horas, que sofreu bullying na infância por ser filho de uma portadora de HIV. A declaração repercutiu fortemente nas redes sociais e acabou gerando um convite especial para o galã: tornar-se um aliado na luta contra o estigma que ainda cerca a doença.
Cauã, que atualmente interpreta César no remake de Vale Tudo, foi surpreendido por uma carta aberta publicada pela poeta e cineasta Marina Vergueiro, que vive com HIV desde 2012. Na mensagem, publicada nas redes sociais, Marina o convidou a usar sua visibilidade para combater preconceitos e disseminar informação sobre o HIV/Aids.
“Oi Cauã. Recentemente você compartilhou com a gente que sua falecida mãe, Denise, vivia com HIV. Sinto muito pela perda, eu também perdi minha mãe há alguns anos e compartilho a saudade”, iniciou Marina. “Me dirijo a você em nome das 350 mil mulheres que vivem com HIV no Brasil e às outras mais de 100 milhões que compõem nossa população e também estão vulneráveis à infecção. Afinal, basta estarmos vivas para ser afetadas pelo HIV, independente de classe, raça, idade ou cor”, destacou ela.
Em um trecho marcante, Marina expôs as dificuldades enfrentadas por mulheres que vivem com HIV: “Você sabia que nós, mulheres, temos menos acesso e maior dificuldade de adesão ao tratamento? O julgamento moral sobre nossos corpos é tamanho que a maioria de nós se recolhe ao silêncio, à culpa, à abdicação de uma vida social, afetiva e sexual, pois temos medo de sermos demitidas, rejeitadas, expostas e violentadas”.
A cineasta também trouxe dados alarmantes: “Existem alguns estudos que demonstram que 50% das pessoas vivendo com HIV desenvolvem quadros de depressão e que a taxa de suicídio nessa população é 100 vezes maior do que a da população em geral”.
Por fim, Marina fez um apelo direto ao ator: “Cauã Reymond, você aceita ser um aliado na luta contra estigma do HIV/Aids? Eu tenho certeza ABSOLUTA que você é capaz de salvar milhares de vidas brasileiras. Por exemplo: baseado na sua experiência pessoal, você pode usar sua visibilidade para informar que mulheres que vivem com HIV podem engravidar e ter filhos completamente saudáveis e negativos, como você”.
Sensibilizado, Cauã Reymond aceitou o convite e compartilhou o vídeo de Marina em seu perfil, afirmando ter ficado emocionado com o recado e reforçando sua disposição em somar forças na causa.
A atitude do ator foi celebrada por seguidores, especialistas e ativistas da área da saúde, que destacaram a importância de figuras públicas contribuírem para a quebra de estigmas e a disseminação de informações corretas sobre a infecção.
Com esse gesto, Cauã Reymond não apenas ressignifica sua história pessoal, mas também se torna uma voz importante na luta por uma sociedade mais informada, empática e livre de preconceitos.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o OBuxixo no Instagram.

-
Famosos7 dias atrás
Pai Rodrigo de Carvalho previu separação e tem até recado para Carlinhos Maia: “Abismo”
-
Famosos5 dias atrás
Exclusivo! Pai Rodrigo de Carvalho não vê amor entre Zé Felipe e Ana Castela
-
Geral1 semana atrás
Morre Maria Talarico Massa, mãe do apresentador Ratinho
-
Geral4 dias atrás
Saiba se mãe de Marília Mendonça pode assumir guarda do neto
-
Famosos6 dias atrás
Famosa tem substância perigosa no corpo e ganha apelido de bumbum bomba
-
Famosos2 semanas atrás
Pai Rodrigo de Carvalho acerta previsões de Virgínia, Bolsonaro e mudanças mundiais
-
Audiência1 semana atrás
“Bom Dia Esperança” com Deive Leonardo conquista a vice-liderança
-
Famosos5 dias atrás
Urgente! MC Livinho sofre acidente de moto e é levado para UTI