Conecte-se conosco

Carnaval

Márcia Dailyn: bailarina trans do Theatro Municipal será destaque no Carnaval de 2026

Vladimir Alves

Publicado há

em

Nascida em 13 de agosto, em Jales (SP), Márcia Dailyn fez história ao se tornar a primeira bailarina transexual do Theatro Municipal de São Paulo, uma das instituições mais tradicionais do país. Filha de um eletricista muçulmano e de uma professora de dança, ela cresceu cercada pela arte e cedo descobriu sua paixão pelo balé.

Determinada, deixou o interior para buscar seu sonho na capital, enfrentando preconceito, fome e rejeição familiar. “Sou artista e vou morrer artista. Passei por muita dor, mas me engrandece olhar para trás e ver o quanto cresci”, diz Márcia.



Hoje, ela é símbolo de resistência e orgulho para a comunidade trans, que ainda enfrenta altos índices de exclusão e violência no Brasil. “Acordar cedo, pegar um ônibus e vir trabalhar é um ato político”, afirma.

Formada e com registro profissional de atriz e bailarina, Márcia integra a pequena parcela de mulheres trans que conquistaram direitos básicos de trabalho formal — uma vitória em um país onde 90% das pessoas trans ainda vivem da prostituição, segundo a ANTRA.

Além de Musa do Acadêmico do Baixo Augusta, em 2026, sua trajetória ganhará ainda mais brilho: Márcia Dailyn será destaque da Escola de Samba Terceiro Milênio no Carnaval de São Paulo, levando para a avenida uma história marcada por superação, arte, amor e dignidade.

*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.

**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site OBuxixo sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Buxixo no Instagram.

Continue Lendo

Mais Lidas