Entretenimento
20ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto traz 144 filmes de 10 estados e homenageia Marisa Orth

O CineOP realiza dois encontros de grande importância para o setor audiovisual – 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XVII Fórum da Rede Kino. Ambos são espaços estratégicos para articulação de políticas públicas, definição de ações para o setor e promoção do cinema como ferramenta de transformação social e reafirmam a missão do CineOP de ser mais que um festival de cinema: um espaço de cinema memória, formação, articulação de políticas públicas, troca de experiências e formulação de diretrizes para o setor e transformação para o audiovisual brasileiro.
Mais de 137 profissionais e convidados estarão no centro de 34 debates e rodas de conversa , reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir os eixos temáticos desta edição.
O debate inaugural “ Preservação: a Alma do Audiovisual Brasileiro” abre os trabalhos em 27/6 reafirmando o compromisso da mostra com a luta pela salvaguarda do patrimônio audiovisual nacional. A atividade propõe uma reflexão profunda sobre o papel da preservação na construção da memória coletiva do país, acompanhando o audiovisual como espelho da identidade, da história e dos desejos do povo brasileiro. A mesa inclui participação de Durval Ângelo, conselheiro-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais; Jandira Feghali , deputada federal; Joelma Gonzaga, Secretaria Nacional do Audiovisual; Luciano Campos da Silva , reitor da UFOP; Paulo Alcoforado , diretor da Ancine; Cesar Callegari , presidente do Conselho Nacional de Educação; e mediação da professora e pesquisadora da UFRB Laura Bezerra .
Na Temática Histórica, uma roda de conversa “O Riso das Medusas” (26/6, 11h30) analisa a comicidade feminina no cinema, com presença das diretoras Anna Muylaer e da atriz Marisa Orth . Também têm duas rodas de conversa com diretores que assinam filmes conectados ao gênero da comédia, espaço até então dominado pelos homens. Nomes como Betse de Paula e Cris D’Amato marcam presença nas conversas.
Na Temática Preservação, a mesa “Políticas Públicas e Proposições para a Preservação Audiovisual” (26/6, 15h30) apresenta os caminhos adotados pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, para garantir a memória e a diversidade do patrimônio audiovisual brasileiro. “A Crise Climática e os Desafios para a Preservação Audiovisual” (28/6, 16h30) vai tratar de conservação frente a eventos extremos e o cenário atual de meio ambiente no mundo. A masterclass internacional com Abigail Child (EUA, 28/6, 14h30) explora o uso de “found footage” em narrativas experimentais, garantindo preservação e criação artística.
Na Temática Educação, a mesa “Acervos e Curadorias no Contexto do Programa Nacional de Cinema na Escola” (26/6, 15h30) vai discutir a implementação da Lei 13.006/2014, enquanto o debate “Lugares de Memória: Acervos e Práticas Pedagógicas” (28/6, 11h) explora como filmes de mulheres, indígenas e negros podem enriquecer o currículo escolar.
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o OBuxixo no Instagram.

-
Famosos1 semana atrás
Exclusivo! Saiba por que a Band não contratou Jojo Todynho para novo programa
-
Televisão & Novela3 dias atrás
Apresentadora vira inimiga da produção e tem aliado no alto escalão
-
Famosos1 semana atrás
EXCLUSIVO: Saiba o real estado de saúde de Fausto Silva
-
Geral2 dias atrás
“Choque, intervenção de Trump e tensão para Bolsonaro”, prevê Pai Rodrigo de Carvalho
-
Televisão & Novela1 semana atrás
Reinaldo Gottino: O retorno que o público e o “Balanço Geral” merecem
-
Televisão & Novela5 dias atrás
SBT demite Letícia Flores e irmã de Faustão assume “Aqui Agora”
-
Geral2 semanas atrás
Juliette comenta sobre Felca apenas agora — apoio genuíno ou oportunismo conveniente?
-
Noticias4 dias atrás
Bomba! Empresa da base de Virginia Fonseca tem mais de 160 mil queixas