Carnaval
Morre Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e ícone do samba, aos 88 anos

O samba perdeu um de seus grandes nomes. Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, faleceu na noite de sábado (14/6), no Rio de Janeiro, aos 88 anos. Ele estava internado desde a última segunda-feira (9/6), em tratamento contra um câncer de próstata e Alzheimer.
Nascido em 23 de março de 1937, no bairro de Ramos, Zona Norte do Rio, Bira foi criado em meio ao samba e ao choro. Desde a infância, conviveu com lendas como Pixinguinha, João da Baiana e Donga. A mãe, uma mãe de santo da Umbanda, influenciou profundamente sua espiritualidade e musicalidade.
O primeiro contato oficial com o samba aconteceu cedo: aos sete anos, foi “batizado” na Estação Primeira de Mangueira, escola pela qual sempre manteve grande devoção. Em 20 de janeiro de 1961, fundou, ao lado de amigos e familiares, o Grêmio Recreativo Cacique de Ramos, bloco que rapidamente se tornou um dos redutos culturais mais importantes do país. As tradicionais rodas de samba na sede do grupo, apelidada de “Doce Refúgio”, entraram para a história.
Bira foi o único presidente do Cacique de Ramos até sua morte — e, para muitos, ele era a própria alma da agremiação. Foi ali, no final dos anos 1970, que surgiu o Fundo de Quintal, grupo cofundado por Bira e responsável por uma revolução no samba. Com novos instrumentos, como tantã, repique de mão e banjo, o grupo deu nova cara ao gênero, criando uma identidade sonora marcante.
Cantor, compositor e percussionista, Bira se destacou como um dos maiores pandeiristas do país. Participou de gravações memoráveis, incluindo o disco “De Pé no Chão”, de Beth Carvalho, e acompanhou importantes nomes da MPB. Antes de se dedicar totalmente à música, atuou por muitos anos como servidor público.
Bira Presidente deixa duas filhas, dois netos e uma bisneta, Lua. Sua partida representa a perda de uma das figuras mais simbólicas e influentes do samba brasileiro.
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião deste portal.
**É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site OBuxixo sem prévia autorização por escrito, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido, esse conteúdo pode conter IA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga o Buxixo no Instagram.

- Audiência1 semana atrás
Apresentador fala mal do “Hoje em Dia”, mas perde para a Record
- Televisão & Novela1 semana atrás
CLIMA PESADO! DIREÇÃO DE PROGRAMA PROTEGE INTEGRANTE E CAUSA REVOLTA NOS BASTIDORES
- Geral6 dias atrás
William Bonner vai gostar de saber que Editor do “Globo Repórter” ataca jornalista?
- Entretenimento1 semana atrás
Zé Felipe grava comercial da Havan e é recebido por Luciano Hang em SC
- Entretenimento1 semana atrás
Morre a cantora Angela Ro Ro, aos 75 anos
- Televisão & Novela1 semana atrás
Tatá Werneck e Edu Sterblitch: o duelo divertido que virou trunfo no Multishow
- Musica e Youtube1 semana atrás
Diego & Victor Hugo e Henrique & Juliano dominam o topo das paradas com os álbuns mais escutados do país
- Noticias1 semana atrás
Dalmi Junior ganha destaque nas rádios do Maranhão com a música “Lágrimas e chuva”